2010-08-31

PARQUE NATURAL DE AIGÜESTORTES

Depois de uma sessão de bloco em Targassone virámo-nos para os Pirinéus e decidimos fazer um trekking pelo Parque Natural de Aigüestortes. Como geralmente só nesta altura do ano nos dedicamos a este tipo de actividade não estavamos a pensar em meter-nos em grandes "cavalgadas". Assim, optámos por um percurso circular de um dia. O ponto de partida foi Espot. Daqui fomos de carro até ao parque de estacionamento mesmo à entrada do PNA que fica a menos de 5 km. Aqui começa a caminhada propriamente dita.
Partimos pelas 7.30 em direcção ao Refúgio Josep M. Blanc. Todo o percurso está bem marcado. A primeira parte é um bocado monótona pois é pelo arvoredo. Tem a vantagem de ser à sombra. A partir do momento em que ganhamos altitude as árvores dão lugar às montanhas e aos lagos de águas límpidas e convidativas. O refúgio fica mesmo no meio de um desses lagos e as vistas são de cortar a respiração.
Depois deste refúgio continuamos a subir até ao Coll de Monestero (2716 mt), o ponto mais alto da nossa caminhada. Até lá vamos avistando pelo caminho diversos lagos de água azul escuro. Passado o Coll começamos a descer e vamos desembocar a um vale de vistas deslumbrantes.
Seguimos em direcção ao Refúgio de Sant Maurici. Este refúgio não tem nenhum atractivo em particular. Já fica a baixa altitude e está escondido no meio do bosque. Daqui até ao parque de estacionamento é mais uma hora de caminho.
Ao todo fizémos 20 km em 11 horas (se o podómetro não me falha). O percurso é um misto de vários itinerários, cruzando uma grande rota com o percurso dos Car de Focs.
Aqui ficam algumas fotos do local que recomendamos.
Aproximação ao Refúgio Josep M. BlancAs vistas passado o refúgio Um dos vários lagos que sugem pelo percurso
A vista do Coll do Monestero (2716 mt altitude) A cereja no topo do bolo, a vista para o vale

Próxima paragem: Cavallers para mais uns dias de blocanço.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que fotos!!
Muito bom.
Abraços e bjs
R.

terça-feira, 31 agosto, 2010  
Anonymous Macas said...

Belos spots!! Estou a ver que tenho de voltar para umas fotos...

Hasta,

Macau

terça-feira, 31 agosto, 2010  

Enviar um comentário

<< Home