2010-08-31

PARQUE NATURAL DE AIGÜESTORTES

Depois de uma sessão de bloco em Targassone virámo-nos para os Pirinéus e decidimos fazer um trekking pelo Parque Natural de Aigüestortes. Como geralmente só nesta altura do ano nos dedicamos a este tipo de actividade não estavamos a pensar em meter-nos em grandes "cavalgadas". Assim, optámos por um percurso circular de um dia. O ponto de partida foi Espot. Daqui fomos de carro até ao parque de estacionamento mesmo à entrada do PNA que fica a menos de 5 km. Aqui começa a caminhada propriamente dita.
Partimos pelas 7.30 em direcção ao Refúgio Josep M. Blanc. Todo o percurso está bem marcado. A primeira parte é um bocado monótona pois é pelo arvoredo. Tem a vantagem de ser à sombra. A partir do momento em que ganhamos altitude as árvores dão lugar às montanhas e aos lagos de águas límpidas e convidativas. O refúgio fica mesmo no meio de um desses lagos e as vistas são de cortar a respiração.
Depois deste refúgio continuamos a subir até ao Coll de Monestero (2716 mt), o ponto mais alto da nossa caminhada. Até lá vamos avistando pelo caminho diversos lagos de água azul escuro. Passado o Coll começamos a descer e vamos desembocar a um vale de vistas deslumbrantes.
Seguimos em direcção ao Refúgio de Sant Maurici. Este refúgio não tem nenhum atractivo em particular. Já fica a baixa altitude e está escondido no meio do bosque. Daqui até ao parque de estacionamento é mais uma hora de caminho.
Ao todo fizémos 20 km em 11 horas (se o podómetro não me falha). O percurso é um misto de vários itinerários, cruzando uma grande rota com o percurso dos Car de Focs.
Aqui ficam algumas fotos do local que recomendamos.
Aproximação ao Refúgio Josep M. BlancAs vistas passado o refúgio Um dos vários lagos que sugem pelo percurso
A vista do Coll do Monestero (2716 mt altitude) A cereja no topo do bolo, a vista para o vale

Próxima paragem: Cavallers para mais uns dias de blocanço.

2010-08-29

FÉRIAS 2010


Enfim de volta. Passamos o ano inteiro à espera das férias grandes e quando elas chegam passam a correr!
Este ano eu e o Gonçalo decidimos ir conhecer novos spots de bloco e também fazer um trekking pelos Pirinéus.
O nosso primeiro destino foi Targassonne em França, a poucos km da fronteira com Espanha e Andorra. Esta localidade é conhecida pela prática de bloco mas também pelas estâncias de ski. O spot de bloco chama-se Caos de Targassonne e caracteriza-se por um misto de bosque e pradarias “minados” de calhaus redondos do tipo da Serra da Estrela. A rocha é de um granito muito semelhante a Sintra e é fácil encontrar blocos à sombra.
Targassonne fica a cerca de 1300 km de Lisboa e, segundo nos disseram, aqui pode-se blocar todo o ano, se bem que no Inverno deve haver muita neve.
Encontrámos uns croquis na net e, no Camping Griole onde pernoitámos vendiam um livro por 25 euros com todos os detalhes sobre os sectores. O mesmo guia está à venda na net. A verdade é que não foi difícil dar com os blocos. No próprio camping existe um sector e os restantes ficam no seguimento da estrada depois do camping.
Encontrámos alguns espanhóis que já conheciam o local pelo que tivemos a vida facilitada. Embora estivesse sol o calor não era excessivo e à sombra estava fresco.
Aqui ficam algumas fotos da nossa estadia em Targassonne:


Gonçalo a fazer a sesta
A sacar um 6c

A flashar um 6c
Eu num bloco fácil, depois de lesionar um dedo nos blocos de aquecimento (pouca sorte!)Um 6c+ duro
O camping Griole e as sanitas como floreiras (inspirador...)A Fiat Dobló que fez ao todo 3500 Km
O forno solar de Font Romeu (localidade antes de Targassonne) que supostamente foi originalmente criação de um padre português.
E assim termina a nossa passagem por Targasonne. Próxima paragem Parque Natural de Aiguestortes para um trekking.