2010-04-23

STYLO

2010-04-19

SINDROME DOS F.A.s

Recentemente têm sido observados em alguns elementos da comunidade escaladora, mais concretamente naqueles que se dedicam ao bloco, alguns sintomas estranhos que caracterizam um síndrome ainda pouco estudado pelos cientistas, o chamado síndrome dos F.A.s. O sintoma mais evidente é uma Fome Atroz por primeiras ascensões em blocos “virgem”, um comportamento com traços obsessivo compulsivo que leva o indivíduo a evitar belíssimas linhas já inauguradas e a procurar exclusivamente projectos ainda não encadeados.

Suspeita-se que o foco de contágio tenha a sua origem num país de expressão germânica e o seu principal portador será um indivíduo de nome Tó das Lampreias que recentemente fez a sua primeira aparição lá para os lados da Serra de Sintra. De facto é nesta região que se têm registado um maior número de casos que correspondem à sintomatologia acima descrita.

Alertamos todos os escaladores que pretenderem deslocar-se a estas paragens para os cuidados a ter no caso de se cruzarem com algum indivíduo com os sintomas referidos. Desaconselha-se a troca de pés-de-gato e é de evitar partilhar magnésio. Escovar bem os blocos antes de escalar.

Já foram identificados alguns potenciais portadores deste síndrome que passamos a divulgar:




2010-04-14

1ª AULA DE PIANO(S)

Domingo passado eu e o Gonçalo fomos visitar pela primeira vez as falésias de Casal Pianos. Depois de um breve reconhecimento démos algumas topalhadas nas vias fáceis do Sector Este. A técnica do entalanço é de facto muito exigente. Foi sem dúvida uma experiência a repetir. Para a próxima o Gonçalo vem acompanhado dos friends e eu tenho de arranjar paciência para fazer umas luvas de strapall. Para primeira aula de piano vim de lá com as mãos todas inchadas (isto porque não tinha umas luvas maravilha!).

T.

2010-04-10

Bem que eu desconfiava...
Cartoon © Tami Knight

2010-04-07

POIOS

O Canhão de Poios foi um dos destinos mais concorridos destas mini-férias da Páscoa, a avaliar pelo número de escaladores portugueses e espanhós que se distribuiam pelos vários sectores. Desta vez as meninas estiveram em maioria e era vê-las enfurecidas a amaranhar pelas falésias acima.

No que toca à escalada desportiva tenho andado muito retirada das vias, mas admito que é bastante motivador ver tanta rapariga a escalar e estou seriamente a ponderar dedicar mais tempo à desportiva.

Aqui fica 1 breve registo fotográfico:
O ambienteGonçalo a matar saudades das vias de desportivaSérgio a preparar-se para dobrar o tectoBelchior, o Rei Mago dos escaladores portugueses, num passo delicadoKimie, papa-vias imparável (era umas atrás das outras)Helena que encadeou mais umas durezas

Joana concentrada no movimento seguinte.

Bem, agora que já matei saudades das vias vou ali trepar um calhau a Albarrasintra e fazer uma purga...

Nota: caso não queiram a vossa foto aqui publicada por favor façam a vossa reclamação para ttrsousa@gmail.com que eu encarrego-me de a eliminar.

2010-04-05

VÁ PRA FORA CÁ DENTRO

Na perspectiva de 1 fds alargado os planos foram mais que muitos e desde o Chorro até Sagres não faltaram ideias. O que falta sim é o tostão. Assim, optámos por uma das modalidades mais económicas tipo 2 em 1 e na 5ª feira eu, o Gonçalo e o Sérgio (70 prós amigos) fizemo-nos à estrada rumo à Serra da Estrela para um dia de bloco, seguido de 2 dias nos Poios para arejar o material de desportiva.

Na 6ª feira fizemos a ronda aos blocos da Pedra do Urso (sectores + próximos da estrada) e, apesar de alguns chuviscos à tarde, o tempo frio mas solarengo permitiu alguns encadeamentos.


Nesse dia juntou-se a nós o Marco Cunha que também por lá andava a blocar.


Marco no Rosa Negra (V8, CS)...
... a espremer bem os áplats da saída e a sacar o bloco. Também fomos ao Olho do Monstro (em cima 70 na saída), e démos a volta por cima. Este bloco cotado de V2 nos croquis (5+) é bem alto e a saída mete cá 1 medinhoooo...

Eu a cerrar os dentes na saída do Olho do Monstro.


(continua)