2010-02-25

FANATISMO OU ESTUPIDEZ SUPREMA?

Muito bom, não só pelo exemplo de persistência mas pela beleza dos passos deste bloco. Aqui fica para os que não têm vagar ou paciência para navegar na net porque andam muito entretidos a blocar...algo que eu confesso não tenho feito nas 2 últimas semanas. Frouxidão!!!


¿Fanatismo extremo o estupidez suprema? from Envertical com on Vimeo.

2010-02-18

CRÓNICAS DO NORTE

De vez em quando eu e o Gonçalo gostamos de fazer viagens não programadas para parte incerta. No fim-de-semana passado foi isso que aconteceu. A única coisa que para nós estava clara é que iríamos rumar para Norte. Embalámos a tralha numa hora e pelas 11 horas de sábado o motor da Fiat Doblo gemeu mais uma vez às mãos do seu dono, preparando-se para mais uma expedição.

Apesar do dia solarengo, o frio fazia-se sentir cada vez com maior intensidade à medida que os km’s passavam. Ao fim da tarde, e depois de algumas centenas de km pela A1, decidimos parar em Ponte de Lima. Depois de um chá bem quentinho aproveitámos para fazer um breve reconhecimento e tirar umas fotos.
O dia seguinte amanhece com algumas nuvens e nós continuamos viagem para o nosso próximo destino – Corno de Bico. Saindo de Ponte de Lima seguimos em direcção a Paredes de Coura, ao fim de +- 19 km de curvas vemos uma placa de madeira à direita que indica o local.
E lá fomos nós satisfazer a nossa curiosidade sobre este local que dizem ser de grande potencial para a prática de bloco. Sabíamos ao que íamos pois não conhecíamos os sectores e não sendo a zona massificada as probabilidades de encontrar marcas de magnésio eram escassas. Além de que parece que os locais têm um gosto muito refinado, prái V9 para cima, e blocos desse grau que valha a pena abrir não aparecem à vontade do freguês (penso eu de que…).

Fazia um frio de rachar que nem dava vontade de blocar, por isso os crashs acabaram apenas por ser usados como colchão para as noites frias. Realmente a malta do norte é mesmo rija e motivada para aguentar este frio todo. Chiça! Voltando ao caminho, seguimos as placas de madeira com indicação de Corno de Bico que vão surgindo por uma zona de bosque.
Ao fim e algum tempo surgem umas encostas de mato mais rasteiro salpicada de blocos limpos de um granito grosso e compacto com cristais mais salientes. Dá a sensação que esta rocha é capaz de fazer rápidos e sérios estragos nas mãos. Comparado com isto algumas outras zonas de bloco do país são uma espécie de esfoliante para as mãos.Esta zona está identificada com um bloco pintado no caminho com a indicação T 13. Aqui vislumbrámos algumas possíveis linhas.
Toda a zona de bosque está aparentemente minada de blocos. Algures nela se escondem algumas das pérolas que foram recentemente reveladas pelo Nortebouldering, mas convém ter um guia para dar com os blocos já abertos e assim desfrutar das especialidades da zona. De referir que os blocos escondidos no mato estão sujos de musgo e mato, contrariamente à outra zona em que a rocha surge impecavelmente limpa.
Sem dúvida um local para voltar na Primavera, com uma turma fanática e a companhia dos locais para fazer as honras da casa.

O passeio continuou até à Vila do Gerês, depois pela Mata do Buçaco, e por Lamego onde pernoitámos. Nessa noite experimentámos as várias casas de chá da avenida e os doces tradicionais. Do melhor!
E ao terceiro dia os flocos de neve começam a cair timidamente por Lamego. Foi suficiente uma paragem pelas bombas para abastecer de gasosa para que de repente os poucos flocos se transformassem num nevão. Rapidamente nos fizemos à A25 em direcção a Viseu, antes que a estrada ficasse cortada. Enquanto eu delirava com a neve a cair o Gonçalo ficou de todas as cores ao ver o carro a deslizar por breves momentos como se estivesse montado nuns skis. Pneus a precisar de uma substituição e sem correntes, a coisa promete! Lá fomos nós a passo de caracol até Viseu, aproveitando o rasto aberto pelo outros carros.
À medida que íamos baixando a neve deu lugar à chuva e após uma breve passagem em Penacova, pelas margens do Mondego, voltámos para Lisboa.
T.

2010-02-08

QUANDO A LAGARTA GANHA ASAS

Há dias e dias. Por vezes quando pensamos que estamos fortes a sessão de bloco corre mal, fazendo-nos duvidar de todas as nossas capacidades. Outras vezes sentimo-nos em baixo e, vindo do nada, os projectos começam a sair.

Há 15 dias atrás estive nos Capuchos a "marrar" no Camorra (6b+) e noutro bloco sem nome cotado de 6c nos croquis. Em ambos os casos chegava à saida e depois não me mexia. Aí a desmotivação falou alto. Mas como não sou de ficar a "lamber feridas" muito tempo resolvi pensar como a lagarta: com muita paciência havemos de lá chegar!

No fim-de-semana passado voltei ao "local do crime". Não ia com muitas espectativas porque estava a "chocar" qq coisa que me dava dores de cabeça e de garganta. Lá meti uns "drunfs" pró bucho e fiz-me à estrada para ir ter com a Maria João e o Bruno ao Sector Mega Grip.

Depois de aquecer no Ovo, a Maria João e o Bruno assediaram o Tarantula que depois de trabalhados os passos isolados acabou por sair. Depois seguimos para os blocos mais abaixo. Desta vez o Camorra saiu à primeira e eu fiquei mais consolada. O Bruno, que começou a blocar agora, saiu-se muito bem e acabou por flashar este bloco que fica do lado esquerdo do calhau. Ainda démos uns peques no belíssimo 6c onde a Maria João está pendurada (em baixo).
De seguida voltámos ao sector Mega Grip para nos juntarmos ao Tobias e ao João que tinham acabado de chegar. Eu, já com o dia ganho, arrisco mais uma vez a saida isolada do 6c sem nome (em baixo). Ao fim de alguns intentos a presa da saida "cola" nos meus dedos e eu começo a "ver-lhe a cor"! Bem, agora só falta juntar a travessia da esquerda para a direita com o swing para a presa de saida à esquerda.
(foto do Macau)
E então, não é que saiu mesmo! Mais um 6c para o caderninho que esta época já ameaçava ganhar bolor. O dia estava ganho e a turma decide rodar para a Peninha.
Maria João a flashar o Minie Mouse (mais um para a colecção).
João em equilibrio numa placa da Peninha.
Ao fim da tarde ainda fui dar uns peques no Sector Vale da Acácias, na companhia da Rita e do Macau.
AVISO: a todos aqueles que gostam de blocar à noite, CUIDADO, que o bampiros andarem aí!
T.

2010-02-03

POR AÍ...

Este fim-de-semana nos Capuchos:

André andou a provar as especialidades da zona. Macau ainda lesionado a fazer o gosto ao dedo e... a mostrar toda a sua técnica.Para 1 placa aparentemente dura... o FA saiu que nem 1 limpeza!
Maria João que em poucas saidas de bloco já faz 6b+. Desta vez bastaram alguns pegues para sair o Camorra (6b+CS). Rita a derrubar o Tarantula.Bem, e eu... estou como a lagarta. Devagar, devagarinho...nada de encadeamentos relevantes a assinalar.
T.